segunda-feira, 9 de novembro de 2009

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

As novas tecnologias estão ai, mas trabalhar com elas é um ato distante dentro da escola. Faltam-nos recursos tecnológicos, capacitação e conhecimento em como lidar com as novas tecnologias. È impossível inovar com essas novas tecnologias sem conhecer como fazer. Jean Piaget já dizia, “ninguém ensina aquilo que não sabe”. E Moran, tem razão, quando descreve em seu texto (“Educação e Tecnologias: Mudar para valer!), a falta de aparelhagem nas escolas. E esse é apenas um dos muitos desafios vividos no processo de ensino aprendizagem, porém, não é só dentro da escola que estes meios podem ser trabalhados. O professor pode desenvolver sua aula por meio de pesquisas feitas com a ajuda de internet como por exemplo, e incentivar aos alunos a pesquisar fora da escola.
Para Moram,
“Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias. Temos quer fazer muitas coisas diferentemente. É hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos, incentivando-os de todas as formas – entre elas a financeira – dando tempo para que as experiências se consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo. Precisamos trocar experiências, propostas, resultados”. (link Moran).

Embora isto não se faça de um dia para outro, é necessário e urgente atentar para os recursos tecnológicos na educação, se queremos dizer que estamos educando para viver em sociedade.
Contudo, se não houver uma rigorosa forma de apresentação dos meios tecnológicos tanto para o aluno como para o professor, ambos irão apenas buscar na internet respostas imediatas que podem transformar a pesquisa de ambos um ato ruim, ocasionando apenas a pratica de copiar, colar e imprimir, a pesquisa dada por alguém, numa intenção muito equivocada dos recursos tecnológicos.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.eca.usp.br/prof/moran/, acesso em 08/11/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário